domingo, 14 de fevereiro de 2010

O mito dos 10% do cérebro

            Quanto já ouvimos falar que só  utilizamos 10% do nosso cérebro? E quantas vezes repetimos essa ideia absurda?
             Segundo estudos recentes, isso não passa de mito (Livro -O cérebro nosso de cada dia).
           Como seria bom se tivéssemos ainda 90% de cérebro para usar, já que  nossa mente parece nos trair tantas vezes.
             Mas não temos. Tudo o que há no cérebro é certamente utilizado e nos faz o que somos. Podemos sim melhorá-lo, ou não, de acordo com o que buscamos aprender. Por isso a necessidade extrema do ser humano em exercitar esses 100% de capacidade cerebral de que é servido pela natureza.
              O estudante Alcides do Nascimento Lins, o rapaz que veio de uma condição miserável, ocupou o primeiro lugar no vestibular para Biomedicina numa Universidade Pública em Recife, e foi brutalmente assassinado há alguns dias, devia saber disso. Talvez tivesse consciência de que o que precisava para chegar onde chegou fosse muita luta. Luta que aprendeu desde muito cedo com a família que comemorou com ele a grande façanha de  um pobre, quase sem chances alcançar um lugar reservado para jovens que às vezes fazem anos de cursinho para chegar.
              O dr. Alcides brilhou durante todos os anos de sua vida, usufruindo o que tinha de melhor para usar além da boa educação que recebeu, seu cérebro.
              Mas então de repente os 100% da capacidade do doutor, tão bem utilizados, foram roubados por dois outros seres humanos, que certamente também usufruem dos seus 100%, mas para outros meios. Meios que puseram fim aos sonhos de uma família inteira. E fim à esperança de tantos que aguardam atendimento médico na fila de hospitais públicos.
             Quando ouvirmos agora o mito dos 10% do cérebro, que possamos ter a sapiência para não crer nessa historinha, discernir o bem do mal e nos conscientizar de que somos aquilo que queremos porque nossa capacidade cerebral toda está em atividade.
             Só precisamos escolher entre ser um doutor Alcides ou seus algozes.
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário