segunda-feira, 4 de julho de 2016

EGO

A profundidade do ego às vezes é tamanha que não se percebe o estrago.
Alguns se dão conta tarde, bem tarde.
Esses dias um acontecimento me pôs a refletir sobre meu próprio egoísmo.
Notava, há muito, o tempo levando de mim coisas que eu gostaria que ficassem grudadas.
Amigos, supostos amores, afetos, gente que foi importante na minha caminhada.
Alguns que seguraram com força a mão, quando fragilizada.
E em um tempo marcado por inúmeras formas de contactar pessoas do outro lado do mundo, vivo no conforto da minha alienação.
"- Oi, sumida!" - Dizia o email.
Susto. Surpresa. Uma certa alegria que me invadia quando nos sentávamos para discutir amenidades na época da graduação.
Trocamos telefone. Nos falamos longamente. Deliciosamente.
"- Lembra-se da Fulana?" - risos hoje. Muitos risos.
A Fulana foi uma professora que nos constrangeu em uma aula na faculdade. Com poucas palavras fez com que toda a turma nos olhasse como se fôssemos "estranhas" àquele mundo. E éramos.
A Fulana era o tipo de profissional útil. Ensinou-nos duramente o que não deveríamos fazer com nossos alunos. Nunca. 
"- Se fosse hoje, ela seria processada por mim." - eu disse.
"- Por mim também."
Mas no fundo sabemos que não faríamos isso naqueles tempos, nem que os direitos fossem outros, como hoje. O problema era maior que o comentário da Fulana. Éramos pobres. Desejosas de mundo sem a sombra da família que ainda nos assombrava. E sim, amedrontadas. Tínhamos medo de nós mesmas. Calávamo-nos quando desejávamos gritar, porque talvez o grito pudesse nos sufocar mais que o silêncio.
Para não morrermos em nós, permitíamos os desabafos uma à outra. Segurávamos nossas mãos. E só.
O que eu poderia dizer mais da Fulana? Muito para me eximir da culpa. Mas não posso. Não sou vítima de ninguém e de nada. Sempre estive no lugar que quis. Fiz o que desejei, nas possibilidades.
Não aprendi com a Fulana a não valorizar as pessoas que me apoiaram quando mais precisei. E aprendi.
Tento dizer a mim mesma que é porque se passou muito tempo, somos outras pessoas, mudamos muito. Temos outra vida...
Há dias estou tentando me isentar dessa maldita culpa, mas não consigo. Porque enfiei os olhos e as mãos aqui dentro desejando encontrar o motivo de eu ser displicente assim, e o que encontrei? Não foi a mágoa da Fulana.
Foi meu Ego. Maldito!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário