segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Quem sou eu

“É que ‘quem sou eu’ provoca necessidade. 
E como satisfazer a necessidade? 
Quem se indaga é incompleto.” 
Clarice Lispector
Há quem consiga não se indagar?
A incompletude é própria do ser humano.

2 comentários:

  1. Se há algo em nós que é comum, que vive em todos e não se questiona é a nossa essência incompleta.
    Não há um ser humano que sinta-se pleno em suas necessidades, que compreenda-se integralmente satisfeito e saciado, que não guarde em si um
    ou vários desejo de algo mais.
    O fato é que somos seres incompletos. E precisamos ter plena consciência disso, pois este é um dos grandes sentimentos que nos movem em vida, que direcionam nossas escolhas, que dão rumo às nossas ações.
    Somos, enfim, seres de busca que, ocasionalmente (para alguns este "ocasional" é quase uma constante!), vivem em busca de completar seus espaços vazios.
    O perigo está na forma como buscamos supri-los.
    É extremamente triste, pelo menos pra mim, ver pessoas tentando encher seus espaços ocos com paixões fugazes, traindo companheiros(as) que estão se sentindo completos e preenchidos com o outro ou, ao menos, estão suprindo suas incompletudes sem traições ou mentiras.
    -É triste ver pessoas furtando dinheiro ou bens de outros, simplesmente para poder viver uma vida com mais conforto, luxo, prazeres, poderes... (como alguns dos nossos políticos, especialistas em meias, cuecas, bolsas e programas governamentais que se dizem para "aceleração do crescimento", que desviam grandes quantias, com as desculpas mais esfarrapadas possíveis...)
    Nesses momentos fico triste ao ver que o ser humano é tão igual mas, concomitantemente, tão divergente em suas atitudes, tão capaz de escolhas desleais e injustas.
    -Não condeno ninguém. Cada um sabe e é responsável por aquilo que escolhe. Como diria o sábio Sartre: "Só e sem desculpas, o homem está condenado a ser livre".

    Caríssima mestra...BjSempre!

    ResponderExcluir
  2. Totalmenteeeee própria a nós mesmos.

    Lispector, sempre uma sábia.

    Um abraço minha querida!

    ResponderExcluir