domingo, 1 de junho de 2014

AUTOAJUDA: COMO NÃO SE DEIXAR ENGANAR

Quem nunca foi enganado? Pode ter sido por sua própria mãe, quando dizia que iria tomar injeção só para não levá-la (o) para os lugares que frequentava e não lhe cabia. Um amigo? Namorado (a)? Marido? Esposa? Colegas de trabalho? Alguém da família que não fosse sua mãe? Que triste essa vida de enganos e fazer parte de uma geração de pessoas enganadas sempre. Às vezes por motivos banais.
Estratificação social é um lixo. Nada de discursos marxistas aqui. Não quero falar de Socialismo. Por isso falei de enganos. Entretanto existe a estratificação, cujo cerne é contaminado pelo direito de ir e vir dos cidadãos de classe inferior. O mundo é feito para ricos e pobres. Ponha-se, portanto no seu lugar!!! Este é o recado que lemos todos os dias nos locais que não frequentamos, mas passamos na frente e notamos que não cabemos ali. Um condomínio fechado, por exemplo. Não é meu, não é seu, talvez. Mas nos tira o direito de caminhar livremente por locais que poderiam ser públicos. E que um dia foi.
Condomínio das Castanheiras: a rua morre na frente. Só entra quem mora lá, ou se for devidamente interfonado para algum morador para que se tenha acesso. Tudo muito seguro. Não entra um carro sequer que não seja cadastrado na portaria, como morador. Carro de visitante não entra. Quanta segurança!!! Do outro lado do condomínio, outra portaria. Onde continuaria a rua que morreu na portaria 1 e que daria acesso a outra rua. Fecharam a rua dos cidadãos que, mesmo pobres, pagam pesados impostos todos os dias, mas não podem usufruir da rua cortada pelo condomínio que proporciona segurança e luxo a alguns que podem pagar.
Quem nunca foi enganado, ou deixou-se enganar? Conheço pessoas que sentem prazer em ser enganadas, como se isso fosse melhor do que saber a verdade sobre as coisas. Seres que preferem viver na mentira. No engano. Problema delas. Há diferença entre mentir e enganar? Não sei, porque não me interesso por baboseiras de autoajuda que alienam as pessoas dando receitas de bolos que nunca prestam.
Interessa-me saber por que não posso usufruir das ruas e lugares que foram trancados e nos proíbem de transitar (a mim e a você), por pertencermos a classes inferiores à deles.
Espaços que deveriam ser públicos. Isso sim é se sentir enganada... Não. Usurpada no seu direito. Talvez pior que isso, seja apenas a hipocrisia da pessoa que escreve aqui e usufruiu desse espaço por alguns meses. É tudo. Hipócrita disfarçada!!!

"Bem que eu me lembro, a gente sentado ali
Na grama do aterro sob o sol
Ob... observando hipócritas
Disfarçados, rondando ao redor..." (Gilberto Gil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário