terça-feira, 3 de junho de 2014

LÍNGUAS

Nashu Hostel. Butantã.
Boa noite! Entramos.
Bater papo. Conversa em dia para as duas.
Entra ele. Chris. "Good Evening".
Difíceis comunicações.
Auxílio do google para traduzir algumas palavras.
Duas brasileiras que não se comunicam com todo mundo.
Reclusas. 
Abriram-se para o Chris. Longas conversas.
Entendimento invertido de algumas falas.
Chris veio da Carolina do Norte.
Não sabe nada da língua portuguesa.
"I love this country". - Ele disse no final.
Despedimo-nos. Entrei a elucubrar:
Como pode amar este país se se recusa a falar o português?
Línguas à parte, "I love my country too."
Mas falo minha língua. 
"I don't love his country".
Entretanto arranho parcamente o inglês.
O amor é algo misterioso.
Às vezes não gostamos de saber a fundo sobre o que amamos.
Chris não gosta, penso.
"Good night, Chris. And... Try to learn the portuguese"
Nashu Hostel. Torre de Babel.
Depois de Chris, Jhon, da Suiça.
E tantos outros.
Nenhum fala a língua portuguesa com segurança.
Estão cá, no meu país, e eu quem tenho que me esforçar para entendê-los.
Vai entender... Línguas.
"Gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões.
[...] Minha pátria é minha língua."
E está aqui bem dentro da boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário